terça-feira, 17 de novembro de 2009

Publicidade lynchiana


Estranheza na área: a partir de 8 de dezembro, a Caixa Cultural vai passar em revista uma das filmografias mais sólidas do cinema americano na mostra "David Lynch - O lado sombrio da alma". Serão exibidas 40 produções assinadas pelo diretor de "Veludo azul", incluindo os 28 filmes publicitários que o cineasta pilotou entre 1988 e 2002. Alguns desses comerciais, selecionados pelo curador do evento, o crítico de cinema Mario Abbade, contam com a participação de estrelas como Benicio Del Toro, Gerard Depardieu, Heather Graham e os personagens do seriado "Twin Peaks", exibido aqui pela Rede GLOBO em 1991 e já disponível em DVD. Lynch utiliza seu estilo para vender produtos como jogos eletrônicos, perfumes, macarrão, café, programação de canais de TV a cabo e carros.
- Assistir a esses filmes publicitários é uma ótima opotunidade para o público conhecer um outro lado de David Lynch - diz Mario Abbade, curador da mostra. - O interessante é que ele não muda seu estilo, mesmo quando está vendendo um produto corriqueiro como café.